Com boa fama entre os entusiastas quando se trata de hatches esportivos, a Renault não quer perder o título de fabricante do modelo de tração dianteira mais rápido do mundo. Tirando do Honda Civic Type-R o reinado de carro de tração dianteira mais rápido a completar uma volta no famoso circuito de Nürburgring, o novo Mégane R.S. Trophy-R atingiu um novo patamar na categoria.

Em 2014, quando percorreu uma volta em Nürburgring em 7 minutos e 54 segundos, o Mégane R.S. já era recordista. No entanto, bastou a Honda colocar o Civic Type-R no circuito alemão para que o tempo do hatch francês fosse dizimado. Ele baixou a brincadeira para 7 minutos e 43 segundos. A reação de Renault veio somente agora.

Com 130 kg a menor que o Mégane R.S Trophy tradicional, o Trophy-R traz o mesmo motor 1.8 quatro cilindros turbo de 300 cv. A Renault ainda não divulgou os detalhes das alterações promovidas no hatch, mas elas foram suficientes para que o Mégane baixasse em 3 segundos o tempo de volta em Nürburgring, batendo 7 minutos e 40 segundos – tempo antigamente atingido por supercarros apenas.

O Renault Mégane R.S. Trophy-R será vendido apenas na Europa em um número limitado de modelos, apenas para cumprir a exigência de um modelo de produção em larga escala. Vale ressaltar que ele tem zero chances de ser vendido no Brasil, onde o único Renault Sport oferecido é o Sandero R.S..