O Grupo Renault é uma empresa internacional com raízes francesas e uma rica história de mais de 115 anos. Presente em 128 países, projeta, fabrica e vende veículos de passeio e veículos comerciais leves. A Renault do Brasil foi criada em 1998 e é o quinto fabricante de automóveis do país em vendas.

A Renault se instalou no Brasil, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba no complexo Ayrton Senna, com 2,5 milhões de metros quadrados. Ele consiste numa fábrica de automóveis de passageiros (carroceria e montagem), uma fábrica de motores e uma fábrica de veículos comerciais ligeiros (VCL), operado em conjunto com a Nissan. Em março, a Renault inaugurou a fábrica de componentes de motores, também em São José dos Pinhais. A Curitiba Injeção de Alumínio (CIA) é fruto do investimento de R$ 350 milhões. A nova fábrica emprega 100 profissionais, em dois turnos, e é a única linha de injeção de cabeçote no Grupo Renault. No total, a empresa conta com 7.300 funcionários no país.
O presidente da Renault do Brasil, Luiz Pedrucci, aposta na volta do crescimento do mercado automobilístico: “A gente imagina que o mercado brasileiro vai voltar a crescer. E não só o do Brasil, porque cerca de 40% dos motores que fabricamos são exportados. Então, acreditamos que os mercados consumidores onde fornecemos, como Argentina e Colômbia, também vão crescer”. A montadora espera crescer sua participação no mercado brasileiro, dos atuais 8% em vendas de automóveis para 10%. “Essa é a nossa meta”, acredita o presidente.